Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
meus
livros
Compostela – Muito Além do Caminho de Santiago

Essa é uma obra única na qual os autores, Beto Colombo, empresário e filósofo clínico, e Mhanoel Mendes, psicólogo, relatam o cotidiano do caminho, compartilham ideias e sentimentos despertados durante os quase 800 quilômetros trilhados em 29 dias entre Roncesvalles e Santiago.

 

Além do relato envolvente, em que o leitor vai se sentir caminhando, os autores compartilham fatos pinçados da trilha, fazendo uma ponte com o universo empresarial.

 

Tudo isso faz deste livro uma obra que conta e mostra Compostela – mais de 200 fotos – como uma jornada que vai muito além do Caminho de Santiago.

Muito Além do Lucro – Como um Plano de Participação pode Transformar Você e sua Empresa

A Anjo Tintas e Solventes iniciou suas operações em 1986. Localizada em Criciúma, a 190 quilômetros ao sul de Florianópolis, atualmente fabrica produtos para os setores automotivo, imobiliário, industrial e de impressão.

 

Desde o início da empresa, eu pensava em uma forma de motivar as pessoas que trabalhavam comigo e imaginava que, oferecendo algo diferente, estimulando o trabalho, poderiam produzir mais e ganhar algo em troca que não fosse apenas o salário no fim do mês.

 

Com o crescimento da empresa e sua profissionalização, novos projetos de participação nos resultados foram surgindo até chegarmos a uma proposta que considere ideal para todas as partes envolvidas. Uma vez que atingir os objetivos depende de todos, a distribuição dos resultados deve ser justa entre aqueles que trabalharam para isso. Por isso os valores repassados aos funcionários precisam ser correspondentes ao resultado que a empresa obtém.

 

Nesta obra, você vai conhecer de forma simples e direta como a participação nos resultados começou na Anjo Tintas e Solventes e como está atualmente. Deixo claro que esta é somente a nossa experiência, isso não quer dizer que seja aplicável a qualquer empresa. Para nós deu e está dando certo. Por isso, recomendo que considere o que você avalia relevante e aplicável no seu negócio, o restante fica para a história dar o veredicto.

O Velho Bah

Um romance filosófico. O Velho Bah é uma obra intrigante que possui como característica principal a possibilidade de conduzir o leitor para dentro de suas próprias convicções e analisa-las com outro olhar, libertando os seus próprios pensamentos, e, acima de tudo, permitindo que faça novas perguntas.

 

A despeito delas, que tal estas: “Qual a diferença entre o cientista e aquele que tem fé?” e ainda “Qual a diferença entre o filósofo e aquele que crê?”. Beto encontrou as respostas e você terá a oportunidade de descobri-las também.

 

Este livro vai possibilitar uma visão mais ampliada sobre as ditas verdades absolutas, vai fazer você mergulhar nas entrelinhas do que sempre pareceu ser a única versão das coisas. Não se trata de criar polêmicas, mas de abrir a mente para novas possibilidades.

Compostela Passo a Passo

Pequenas dicas que vão fazer uma grande diferença no seu Caminho.

 

St-Jean-Pied-de-Port – Santiago de Compostela

 

Na maior parte dos casos, quem conhece o Caminho de Santiago sonha um dia percorrê-lo. E aqueles que não conhecem e passam a conhece-lo, juntam-se aos demais.

 

Não há uma explicação lógica para tanto interesse. Há, sim, uma diferença entre conhecer o Caminho e viver o Caminho.

 

Em Compostela Passo a Passo, mais do que conhecer o Caminho, você vai saber como se preparar para enfrentá-lo, além de encontrar dicas sobre o que levar e informações detalhadas sobre locais interessantes, distâncias entre cidades e dificuldades no trajeto.

A Alma da Empresa – Filosofia Clínica nas Organizações

Diante dos desafios enfrentados atualmente pelos administradores, inovar pode ser o caminho para encontrar soluções eficazes, que contribuam para a organização, preservem sua cultura e proporcionem bem-estar para as pessoas. 

 

Por isso, em alguns casos, é necessário buscar uma nova maneira de pensar a gestão dos negócios, capaz de produzir os resultados almejados e, ao mesmo tempo, contemplar o fator humano e todas as suas particularidades, diferenças e semelhanças.

 

Por meio da Filosofia Clínica e seu olhar atento ao outro, esta metodologia oferece uma análise profunda do ambiente corporativo e apresenta uma série de instrumentos e ferramentas para, após um cuidadoso diagnóstico, trabalhar as suas demandas.

 

A proposta detalhada neste livro é resultado de pesquisas e experimentações. Ela aponta um novo caminho, uma técnica de gestão que leva em conta a singularidade de cada ser, seja ele humano ou organizacional. Revela, assim, a alma da empresa.

PPR na Prática – A Arte de Distribuir para Crescer

No Programa de Participação nos Resultados, os empregados têm um envolvimento maior no processo de produção, já que a expressão “resultados” está relacionada às metas da empresa.

 

Dessa maneira, todos precisam ter como objetivo a diminuição nos custos, o aumento nas vendas, uma maior produtividade e a redução da inadimplência, dentre outros fatores.

 

Enquanto o lucro será apenas um número no fim do mês - número este que muitas empresas sequer divulgam -, os resultados são mais visíveis e palpáveis ao conjunto da organização, o que leva a um maior engajamento na consecução das metas estabelecidas e auxilia na conquista dos resultados. na teoria, a participação nos resultados significa que, mesmo sem alcançar o lucro desejado, algumas metas da empresa podem ser atingidas, com impactos positivos para o empreendimento e, consequentemente, resultados para os profissionais.

 

As metas são fixadas com o objetivo de provocar efeitos positivos na empresa. Na prática, quando estas forem atingidas, o lucro será um dos resultados alcançados.

Pensatas – Filosofia no Dia a Dia

Este livro é uma seleção de 72 textos que em algum momento foram dirigidos a “partilhantes” do autor como orientação. Hoje integralmente dedicado à filosofia clínica, Beto Colombo ainda recorre esporadicamente a este método quando percebe que o leitor está aberto a receber informações por escrito.

 

Sobre temas que vão do sentido da vida à espiritualidade, a relação com o outro e com o meio ambiente, esperamos que estas “pensatas” possam contribuir na sua jornada existencial.